quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A hidroginástica e o processo de hipertrofia muscular

Praticar hidroginástica regularmente pode tornar os músculos mais fortes e eficientes desencadeando a hipertrofia muscular ?
A resposta é sim, pois a hidroginástica é uma atividade física que utiliza como sobrecarga a resistência da água.
Para um treinamento de força na hidroginástica, há uma grande variedade de exercícios que utiliza halteres de borracha, caneleiras, step, bastão, etc. dificultando assim, um pouco mais os movimentos e consequentemente trabalhando mais os músculos causando a hipertrofia muscular .
Além do mais, praticar hidroginástica regularmente, melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico: condicionamento aeróbio, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Cada um destes componentes desempenham um papel vital na saúde do organismo.
Entenderemos agora como se desencadeia o processo de hipertrofia em nosso organismo.
Dentre as diversas alterações que acontecem em paralelo com o aumento da força encontramos principalmente o aumento do volume muscular O aumento do músculo que resulta dos programas de treinamento com pesos é devido principalmente a um aumento na área transversal de cada fibra muscular. Esse aumento no diâmetro da fibra é denominado hipertrofia.
Esse processo é desencadeado na hidroginástica devido a resistência que a água proporciona em nossos movimentos sejam eles com equipamentos ou livres , porém ressalto que essa hipertrofia tem um limite a ser alcançado , devido a limitação de carga ( resistência ) que podemos enfrentar na água .
Concluo esta explanação afirmando seja com finalidade de hipertrofia , seja para condicionamento aeróbio, deixo bem claro que a hidroginástica trás uma melhora na qualidade física e consequentemente na saúde do indivíduo.
Eu recomendo !!!! Pratique sem moderação !!!

Professor Rodrigo César Simões

Um comentário:

Cavaleiro dos Dragões disse...

Ae Rodrigo
parabéns pelos artigos e hidroginástica é bem ludica que tal uma monografia a esse respeito?
sem pressão hehehe
abraço