Os cumprimentos adequados das necessidades nutricionais são de suma importância para o nadador seja ele competidor ou aquele praticante que busca somente uma melhora da qualidade de vida, na medida em que influenciam diretamente no sucesso do programa treinamento. Eles tem, ainda, grande influência sobre os aspectos das contusões e sua prevenção. Freqüentemente, os praticantes da modalidade de natação despendem tempo e energia consideráveis em grandes esforços para atingir um rendimento ótimo, mas acabam fracassando em práticas nutricionais inadequadas, nocivas ou contra producentes.
A mistura de combustíveis durante a pratica da natação depende da intensidade e da duração do esforço, assim como da aptidão e do estado nutricional do indivíduo que vai realizar o exercício. Na transição do repouso para o exercício, quase toda a energia é fornecida pelo glicogênio acumulado nos músculos ativos. Subseqüentemente, o glicogênio hepático e muscular proporciona cerca de 40 a 50% da demanda energética, com o restante dessa demanda sendo proporcionado pela desintegração das gorduras. À medida que o exercício continua e as reservas de glicogênio sofrem uma redução, um percentual cada vez maior de energia é fornecido através do metabolismo das gorduras.
De forma geral, quanto maior a intensidade do exercício, maior a participação de carboidratos na mistura dos substratos utilizados. Da mesma forma que quanto menor a intensidade, maior será a participação das gorduras, propiciando prolongamento da atividade.
A especificidade dos carboidratos consumidos para a natação ainda não é bem conhecida. A literatura sugere que o consumo de carboidratos no percentual total da energia da dieta para praticantes da modalidade deve ser ao menos 60% em dias de treinos e 70% nos 3 dias que antecedem o evento. Para os atletas que tem um alto consumo energético diário (aproximadamente 4000 kcal), a recomendação deve ser mais apropriadamente baseada no peso corporal ou na expressão da porcentagem de energia da dieta.
Se voltarmos essa idéia para os praticantes normais da natação, aquelas pessoas que buscam uma vida saudável e uma melhor qualidade de vida, se baseando numa dieta de (aproximadamente 2000 kcal), fica evidente que mesmo em pessoas normais tendem a enriquecerem a dieta com uma maior percentual de carboidrato, tendo como resultado maior energia e disposição e melhora do desempenho.
Podendo assim ter um resultado satisfatório na busca pela redução de medidas ou mesmo na melhora do condicionamento, com isso podemos constatar que não importa se você é atleta ou mero praticante da modalidade, o comprimento adequado das necessidades nutricionais será primordial para alcançar os resultados do seu programa de treinamento, seja ele qual for então não perca tempo busque informações com um profissional e chegue logo a sua meta!
Professor Rodrigo César Simões
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário